Bahia
MP-BA denuncia 37 pessoas por rifas ilegais e lavagem de dinheiro
O Ministério Público da Bahia (MPBA) apresentou denúncia à Justiça contra 37 pessoas acusadas de integrar uma organização criminosa responsável por movimentar milhões de reais por meio de rifas ilegais e pela lavagem do dinheiro obtido com essa prática. Segundo o documento protocolado nesta semana, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) identificou um esquema complexo de captação, movimentação e disfarce de recursos, que envolvia empresas fantasmas, intermediários e “laranjas”.
A acusação faz parte da segunda fase da operação denominada ‘Falsas Promessas’. Conforme as investigações, os crimes eram cometidos por diferentes núcleos que atuavam de forma coordenada. Esses grupos se dedicavam à realização de rifas clandestinas e à ocultação dos lucros ilegais, mantendo uma relação constante de colaboração mútua. O Gaeco afirma que havia um verdadeiro consórcio criminoso, com divisão de recursos logísticos, financeiros e operacionais, estruturado para maximizar lucros e dificultar o rastreamento da origem dos valores.
O grupo promovia rifas clandestinas em larga escala, frequentemente manipulando os resultados para manter os prêmios dentro da própria organização. A apuração também revelou que os valores arrecadados eram reinseridos na economia formal por meio de empresas de fachada, contas bancárias em nome de terceiros e transações em dinheiro vivo.
Os denunciados responderão por crimes como organização criminosa, lavagem de dinheiro e exploração de jogos de azar. Entre os principais líderes identificados estão José Roberto Nascimento dos Santos, conhecido como “Nanan”, Ramhon Dias de Jesus Vaz e Josemário Aparecido Santos Lins.
Demais acusados incluídos na denúncia:
– Gabriela da Silva Vale (companheira de José Roberto Nascimento)
– Joabe Vilas Boas Bonfim
– Charles Vilas Boas Prazeres
– João Nilton Lima Laurentino
– Rafaela de Carvalho Souza
– Vinícius de Souza Santos
– Ludmila Soares do Nascimento
– Jorge Vinícius de Souza Santana Piano
– Jefferson Pereira da Silva
– Ivonei Santos Souza
– Idelfonso de Jesus Santos Filho
– Adenilton Silva de Jesus
– Wesley da Silva Damasceno
– Paulo Santos da Silva Júnior
– Lismara Assis da Silva de Jesus
– Nadson Souza Ferreira
– Alessandro Conceição de Souza Santos
– Daniel Alves da Silva
– Franklin de Jesus Reis
– David Mascarenhas Alves de Santana
– Jorge Jatobá de Paula
– Califa Fernandes Teixeira
– Rafaela Almeida Silva Aragão
– Francisco Souza Braga Júnior
– Manuel Ferreira da Silva Filho
– Adilson Prazeres Barbosa
– Adeilton Prazeres Barbosa
– Valdomiro Maximiniano dos Santos
– Antônio César de Jesus
– Fernando Ferreira de Jesus
– Jeferson Silva Franca
– Lázaro Alexandre Pereira de Andrade
– Almir Witzlebem Barradas Neto
– Alan dos Santos Souza
Bahia
Após suspeita de intoxicação por metanol, homem é internado em cidade da Bahia
A Bahia registrou mais um caso de internação com suspeita de intoxicação por metanol. Desta vez, o caso aconteceu na cidade de Senhor do Bonfim — no norte do estado — com um homem de 66 anos. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou a informação nesta quarta-feira (14).
O homem, internado após o consumo de bebida alcoólica, está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Dom Antônio Monteiro (HDAM) e segue com um quadro clínico estável, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Senhor do Bonfim. A entidade também afirmou que adotou medidas de vigilância para tentar confirmar ou descartar a presença da substância tóxica na corrente sanguínea do paciente.
Casos recentes
A Sesab descartou oito casos suspeitos de intoxicação por metanol no estado, no início deste mês. Entre dezembro de 2025 e este ano, sete casos foram confirmados e uma pessoa chegou a morrer no dia 2 de janeiro.
Os primeiros casos foram confirmados na Bahia em 31 de dezembro do ano passado, após o Departamento de Polícia Técnica (DPT) emitir um laudo que constava a presença de metanol em bebidas alcoólicas apreendidas na cidade de Ribeira do Pombal. A substância também constava nas amostras de sangue de sete pacientes hospitalizados com sintomas de intoxicação.
📰 Mais em: www.blogdacidade.com.br
📱 Link na bio: @blogdacidadeoficial
Participe do canal do Blog da Cidade no WhatsApp
O Giro de Notícias desta quarta-feira (14) destacou temas de impacto nacional, estadual e internacional, com foco em educação, segurança, saúde pública, política e justiça.
Entre os principais assuntos do dia, o INEP confirmou a divulgação das notas do ENEM 2025 para o dia 16 de janeiro, reforçando o exame como principal porta de entrada para o ensino superior. Também ganhou destaque a criação do Dia Nacional da Lei Seca, celebrando os 17 anos da legislação que contribuiu para a redução de mortes no trânsito.
Na Bahia, dois meninos seguem internados na UTI após um incêndio residencial em Vitória da Conquista, enquanto a Polícia Civil desarticulou um esquema milionário de fraude e lavagem de dinheiro em Itapetinga, envolvendo ex-funcionários de uma distribuidora.
Na área da saúde, o Instituto Butantan iniciou testes da nova vacina contra a dengue em idosos, ampliando a fase de estudos clínicos. Já no campo político, o presidente Lula definiu Wellington César Lima e Silva como novo ministro da Justiça, em meio a debates sobre mudanças na estrutura da segurança pública.
A Polícia Federal deflagrou operações contra furtos a caixas eletrônicos e desvio de emendas parlamentares, incluindo uma nova fase da Operação Overclean. O Congresso também regulamentou oficialmente a profissão de acupuntura em todo o país.
No cenário internacional, denúncias de assédio sexual contra o cantor Julio Iglesias repercutiram após relatos de ex-funcionárias, envolvendo fatos ocorridos em 2021.
O Giro de Notícias segue acompanhando os principais acontecimentos, com informação clara, objetiva e de credibilidade.
📰 Mais em: www.blogdacidade.com.br
📱 Link na bio: @blogdacidadeoficial
Participe do canal do Blog da Cidade no WhatsApp
Bahia
Suspeito de tráfico de drogas é preso em Santo Antônio de Jesus
Uma ação policial deflagrada na tarde de segunda-feira (12) localizou um homem, de 29 anos, investigado pelo crime de tráfico de drogas, no bairro Irmã Dulce, no município de Santo Antônio de Jesus. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em três endereços ligados ao suspeito.
A prisão é decorrente da continuidade das investigações da Delegacia Territorial (DT) do município, que já havia apreendido porções de maconha e materiais de acondicionamento de entorpecentes no dia 26 de agosto de 2025, em um local utilizado por um grupo criminoso para armazenamento, na localidade de Mutum.
Durante as buscas realizadas na data de hoje, foram apreendidas outras porções de maconha, além de celulares, uma quantia em dinheiro e outros objetos relacionados à venda de drogas.
Contra o investigado, foi cumprido um mandado de prisão temporária pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Ele segue custodiado, à disposição do Poder Judiciário.
Guilherme Santos / Ascom PCBA
