Esporte
No Rei Pelé, Bahia vence o CSA e reassume a liderança do Grupo B da Copa do Nordeste

O Bahia reassumiu a liderança da tabela do Grupo B da Copa do Nordeste. Mesmo com um time alternativo, o Tricolor bateu o CSA por 2 a 1, na noite desta quarta-feira (19), no Rei Pelé, pela sexta rodada do torneio regional. Os gols foram marcados por Iago Borduchi e Erick, no primeiro tempo. Enquanto Brayann descontou na etapa complementar.
Com o resultado, o Esquadrão de Aço assumiu o primeiro lugar ao somar 10 pontos e ultrapassou o Azulão alagoano, que tem a mesma pontuação, por ter melhor saldo de gols.
Agora, o Bahia volta suas atenções para o clássico Ba-Vi pela decisão do Campeonato Baiano. No próximo domingo (23), às 16h, o Tricolor encara o rival Vitória, no Barradão, pelo jogo de volta da final. Por ter vencido o primeiro encontro por 2 a 0, o time do técnico Rogério Ceni pode até perder por um gol de diferença para ser campeão. Caso seja derrotado pelo rival por dois tentos a menos, a definição será nos pênaltis.
Primeiro tempo
Na primeira chegada do ataque do Bahia aos seis minutos, Kayky recebeu na área, puxou para a esquerda e chutou colocado, mas carimbou o travessão de Georgemy. O CSA respondeu aos 11 minutos, jogada pela direita, cruzamento para área e Tiago Marques desviou para o gol, mas Ronaldo fez a defesa.
Iago Borduchi abre o placar para o Tricolor
O Bahia abriu o placar com Iago Borduchi aos 12 minutos. Willian José ajeitou para Acevedo que chutou mal e a bola sobrou para o lateral, que estava livre de marcação, tocou na saída de Georgemy para estufar as redes. CSA 0x1 Bahia
O Tricolor teve mais duas chances aos 18 minutos, primeiro com Willian José, que dominou na área, mas a finalização desviou no zagueiro Betão. Na cobrança de escanteio, Erick cabeceou, mas mandou por cima. Na pressão do time baiano, Willian José pegou a sobra na área e ajeitou para o chute de Nestor que acabou isolando aos 19.
Erick amplia para o Esquadrão de Aço
O Bahia ampliou o placar com Erick aos 24 minutos. Iago Borduchi recebeu na esquerda e cruzou rasteiro para o camisa 14 desviar para o fundo das redes. CSA 2×0 Bahia
O Tricolor teve outra boa chance aos 29 minutos com Iago Borduchi que cabeceou para fora. Dois minutos depois, Michel Araújo chegou a marcar, mas a arbitragem invalidou o lance apontando mão do meia uruguaio ao receber o lançamento na área. Aos 34, Erick bateu colocado da entrada da área, mas mandou para fora.
Segundo tempo
O Bahia criou boa chance de marcar o terceiro gol aos quatro minutos com Michel Araújo, que recebeu pela esquerda, invadiu a área, driblou o goleiro Georgemy e finalizou rasteiro, mas Enzo tirou em cima da linha. O CSA respondeu na sequência aos cinco com Guilherme Cachoeira que recebeu na área e bateu rasteiro, cruzado para a defesa de Ronaldo. Aos 17, Igor Bahia recebeu e soltou uma pancada de perna direita para a grande intervenção de Ronaldo. Com a boa vantagem no placar, o Bahia passou a administrar o resultado e com isso o CSA cresceu na partida. Aos 23 minutos, o árbitro Luciano da Silva assinalou pênalti em Brayann.
Brayann diminui para o Azulão
O CSA diminuiu o prejuízo aos 25 minutos com Brayann. Após sofrer a penalidade, ele pegou a bola foi para a cobrança com paradinha e deslocou Ronaldo para estufar as redes. CSA 1×2 Bahia
O Tricolor teve boa chance de marcar o terceiro com Willian José aos 43 minutos, que recebeu e bateu colocado de fora da área, mas teve desvio no meio do caminho e ela foi para fora. Na cobrança de escanteio, Zé Guilherme escorou de cabeça, a bola bateu em Tiago e saiu.
FICHA TÉCNICA
CSA 1×2 Bahia
Copa Nordeste – 6ª rodada
Local: Rei Pelé, em Maceió (AL)
Data: 19/03/2025 (quarta-feira)
Horário: 19h
Árbitro: Luciano da Silva Miranda Filho (CE)
Assistentes: Renan Aguiar da Costa e Eleuterio Felipe Marques Júnior (ambos do CE)
Cartões amarelos: Vander, Marcão (CSA) / Acevedo, Rodrigo Nestor (Bahia)
Gols: Brayann (CSA) / Iago Borduchi, Erick (Bahia)
CSA: Georgemy; Cedric (Robinho), Wanderson, Betão e Enzo; Gustavo Nicola, Vander (Danilinho) e Brayann (Álvaro); Guilherme Cachoeira, Klenisson (Marcão) e Tiago Marques (Igor Bahia). Técnico: Higo Magalhães.
Bahia: Ronaldo; Gilberto, David Duarte, Rezende e Iago Borduchi (Zé Guilherme); Acevedo, Erick e Rodrigo Nestor (Yago Felipe); Michel Araújo (David Martins), Kayky (Tiago) e Willian José. Técnico: Rogério Ceni.
Metro1

EC Bahia
VÍDEO: CBF divulga áudio do VAR em lance polêmico de expulsão de Jean Lucas no Ba-Vi

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta semana o áudio da conversa entre o árbitro Ramon Abatti Abel e a equipe do VAR no clássico Ba-Vi, realizado no último domingo (12), pelo Campeonato Brasileiro. O lance em questão resultou na expulsão direta do volante Jean Lucas, do Bahia.
Inicialmente, o árbitro afirmou ter acompanhado o lance em campo e não ter identificado uso excessivo de força. No entanto, após recomendação da cabine do VAR, ele foi ao monitor revisar a jogada. Após assistir às imagens, considerou o gesto como “conduta violenta”.
“É um movimento desassociado da jogada. O atleta claramente fecha o punho esquerdo e dá um soco nas costas do adversário fora da disputa. Para mim, é uma conduta violenta”, explicou Ramon Abatti Abel ao tomar a decisão.
Na comunicação com o jogador, o árbitro reforçou a razão do cartão vermelho:
“Você deu um soco nas costas dele […] depois olha lá.”
Jean Lucas se pronunciou nas redes sociais após a partida, reconhecendo o erro e pedindo desculpas:
“A fome de vencer um Ba-Vi não pode ser desculpa para um erro desses, que podia ter custado caro para a nossa equipe. Lição aprendida para não se repetir mais! Sempre juntos.”
O lance gerou repercussão entre torcedores e especialistas, reacendendo o debate sobre o uso do VAR e a importância da transparência em decisões cruciais, especialmente em jogos de alta rivalidade como o clássico Ba-Vi.
📲 Acompanhe mais notícias em: www.blogdacidade.com.br
📱 Siga: @blogdacidadeoficial
Participe do canal do Blog da Cidade no WhatsApp
Bahia
BA-VI debaixo de chuva: Bahia vence o clássico e sobe na tabela do Brasileirão

O clássico Ba-Vi de número 503 foi eletrizante e marcado por expulsões. Em uma tarde chuvosa neste domingo (18), o Bahia levou a melhor e venceu o Vitória por 2 a 1, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Erick Pulga abriu o placar para o Tricolor ainda no primeiro tempo, antes da expulsão de Jean Lucas. Na segunda etapa, mesmo com um a menos, Michel Araújo ampliou. Pepê foi expulso pelo lado rubro-negro e, pouco depois, Renato Kayzer descontou para o Leão, mas não evitou a derrota.
Com o resultado, o Bahia chega a 15 pontos e sobe para a 6ª posição na tabela. O Vitória, com 9 pontos, segue na 16ª colocação, fora da zona de rebaixamento, mas em alerta.
Próximos compromissos:
Bahia enfrenta o Grêmio no domingo (25), às 11h, na Arena do Grêmio, pela 10ª rodada do Brasileirão.
Vitória joga no mesmo dia, às 18h30, no Barradão, contra o Santos.
Antes disso, o Tricolor tem uma decisão: encara o Paysandu na quarta-feira (21), às 19h30, na Fonte Nova, pelo jogo de volta da 3ª fase da Copa do Brasil. Como venceu a ida por 1 a 0, o Bahia joga pelo empate para avançar às oitavas.
📲 Mais em: www.blogdacidade.com.br
📱 Link na bio: @blogdacidadeoficial
Bahia
Tumulto e classificação: Jaguaquara avança na Copa Intervale após briga generalizada com Ipiaú

A seleção de futebol de Jaguaquara garantiu sua classificação neste domingo (11), ao eliminar o time Buji Mirim, de Ipiaú, pela Copa Intervale torneio que reúne equipes amadoras de diversas regiões da Bahia.
Na partida de volta, Jaguaquara repetiu o placar do primeiro confronto, vencendo por 1 a 0. Com o empate no placar agregado, a decisão foi para os pênaltis, onde a equipe jaguaquarense levou a melhor, vencendo por 4 a 1.
No entanto, o confronto não se limitou ao que aconteceu dentro das quatro linhas. Um tumulto generalizado tomou conta do campo após desentendimentos com a arbitragem, que quase resultaram em agressões ao juiz. Segundo informações do site Blog Marcos Frahm, durante a confusão, torcedores de Jaguaquara lançaram objetos no campo, e jogadores das duas equipes trocaram socos e chutes. Além dos titulares, atletas do banco de reservas de Ipiaú também se envolveram na briga.
A Polícia Militar e a Guarda Municipal estavam presentes no Estádio Menandro Menahim, mas foram os próprios jogadores que conseguiram conter os ânimos dos envolvidos.
📲 + notícias: www.blogdacidade.com.br
🔗 Link na bio: @blogdacidadeoficial
Participe do canal do Blog da Cidade no WhatsApp