Bahia
Deputado Robinson denuncia prejuízos causados por novo apagão em Capim Grosso e cobra responsabilidade da Coelba; “recorrência é inadmissível”
Problema também tem acontecido em Pau Brasil, no sul do estado
A queda e interrupções frequentes de energia tem sido um problema comum para duas cidades na Bahia, distantes, uma da outra, 630 km. Na noite da última quinta-feira (10), Capim Grosso e municípios da região, no norte do estado, voltaram a enfrentar um novo episódio de apagão, com falhas na distribuição de energia elétrica que deixaram a população no escuro por horas. A situação foi denunciada pelo deputado estadual Robinson Almeida (PT), depois de receber informações do radialista Arnaldo Silva. O problema também se repete em Pau Brasil, no sul baiano, segundo o vice prefeito da cidade, Osman de França, que denunciou esta semana ao parlamentar, que coordena na Assembleia Legislativa a Subcomissão de Acompanhamento da Execução do Contrato de Concessão da Coelba, oscilações recorrentes no fornecimento de energia, prejudicando, além da população, o desenvolvimento econômico do município. O deputado classificou os episódios como um desrespeito aos direitos dos consumidores e criticou duramente a atuação da Coelba.
“O que estamos presenciando é um verdadeiro descaso. Capim Grosso mais uma vez ficou sem energia, causando prejuízos em residências e comércios. O relato que recebi foi que queimaram-se geladeiras, bebedouros, TVs. E como os consumidores serão ressarcidos, se muitos desses eletrodomésticos são antigos e já não têm nota fiscal?”, questionou o parlamentar. “Em Pau Brasil recebi, em meu gabinete, a denúncia e queixas do vice-prefeito contra a Coelba. O problema existe em todo estado, comprometendo da qualidade de vida ao desenvolvimento de municípios e regiões do nosso estado”, enfatizou o legislador.
Segundo relatos de moradores, cidades como Várzea da Roça, distante 33 km de Capim Grosso, ficaram até cinco horas sem fornecimento de energia na última quinta. Moradores e comerciantes reclamam das falhas frequentes no serviço, que impactam diretamente a economia local e a qualidade de vida da população.
Robinson Almeida lembrou ainda que esse não foi um caso isolado. No último dia 27 de março, a região também foi atingida por um apagão, evidenciando a fragilidade do sistema elétrico local. Ele cobrou investimentos urgentes da Coelba e criticou a justificativa da empresa de que a construção de uma nova subestação resolverá os problemas.
“O consumidor tem sido penalizado pelo serviço ruim da Coelba. A empresa tem obrigação legal de garantir o fornecimento de energia com qualidade e regularidade. Não está fazendo favor, está apenas cumprindo o que determina o contrato de concessão e lucrando bilhões para isso”, disparou o parlamentar.
“É inadmissível que, com toda a tecnologia existente, a Coelba, que muito lucra, deixe cidades baianas no escuro. Casos como o de Capim Grosso, Várzea da Roça e Pau Brasil não são isolados. Tem sido recorrente em todo estado. A concessionária Neoenergia Coelba precisa se posicionar e apresentar respostas concretas para a população, inclusive reparando os prejuízos que tem dado ao povo baiano”, cobrou o deputado Robinson.
A Coelba ainda não se pronunciou oficialmente sobre o apagão em Capim Grosso e os problemas no fornecimento de eletricidade em Pau Brasil.
Bahia
Pacientes com suspeita de intoxicação por metanol beberam coquetel em noivado na Bahia
Os sete pacientes que estão internados por suspeita de intoxicação acidental por metanol em Ribeira do Pombal, na Bahia, manifestaram os sintomas após beberem um coquetel com vodka durante uma festa de noivado no último domingo (28).
Segundo informações da TV Bahia, seis pessoas apresentaram sintomas mais intensos após a ingestão da bebida, sendo quatro mulheres e dois homens, com idades entre 30 e 48 anos, todos moradores do município. Uma sétima paciente, também mulher, apresentou sintomas leves.
Em nota emitida pela Sesab (Secretaria de Saúde do Estado), na noite de segunda-feira (29), os sete pacientes foram internados no Hospital Santa Tereza, e permanecem acolhidos em observação, com assistência em andamento.
Ainda de acordo com a nota, os protocolos assistenciais foram acionados, e serão realizados exames laboratoriais. Caso necessário, será administrado antídoto específico.
Metro1
Bahia
Operação Girândola 2025 intensifica fiscalização de fogos no Recôncavo
A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, por meio do Procon-BA, iniciou nesta segunda-feira (29) a Operação Girândola 2025, com ações previstas até esta terça (30), nos municípios de Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas e Sapeaçu.
A operação ocorre de forma integrada com a Secretaria da Segurança Pública e foi intensificada por conta do aumento da procura por fogos de artifício neste período de festas de fim de ano. As equipes fiscalizam a produção e a comercialização, verificando possíveis irregularidades como fabricação artesanal proibida, venda de produtos vencidos ou sem autorização, além do cumprimento das normas de segurança e das informações obrigatórias ao consumidor.
O objetivo é coibir práticas ilegais, reduzir riscos à população e prevenir acidentes. Estabelecimentos que descumprirem a legislação podem sofrer sanções administrativas, incluindo multas, apreensão e descarte dos produtos, além de responsabilização penal. A ação também integra medidas preventivas adotadas pelo Estado após a tragédia registrada em 1998, em Santo Antônio de Jesus.
📰 Mais em: www.blogdacidade.com.br
📱 Link na bio: @blogdacidadeoficial
Bahia
CNH gratuita na Bahia: resultado dos selecionados é divulgado nesta quarta-feira
A lista dos selecionados para os programas “CNH da Gente” e “CNH na Escola”, que garantem a emissão gratuita da carteira de motorista na Bahia, será anunciada nesta quarta-feira (23). A consulta pode ser feita pelo site ba.gov.br, e os aprovados também receberão mensagem via WhatsApp, conforme o número informado na inscrição.
As iniciativas atendem estudantes da rede pública e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), incluindo serviços como adição ou alteração de categoria, sem custos aos beneficiados. Para se candidatar, é necessário ter mais de 18 anos, saber ler e escrever, estar registrado no CadÚnico e residir na Bahia.
Estudantes menores de 17 anos podem iniciar a parte teórica. O programa oferece 12 mil vagas, com cotas específicas para públicos prioritários, incluindo adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade.
São duas mil vagas para alunos do ensino médio da rede estadual, cinco mil para estudantes maiores de idade da SEC com Bolsa Presença, mil para jovens do programa Bahia pela Paz, 50 para vítimas da explosão em Santo Antônio de Jesus e 3.950 para beneficiários do CadÚnico.
Metro1
-
Entretenimento3 dias atrásRéveillon Sanctuarium promete virada de ano exclusiva em meio à natureza no Recôncavo Baiano
-
Municípios6 dias atrásComunicação regional perde Junão, voz histórica da rádio comunitária em SAJ
-
Política6 dias atrásMorre ex-vereador Albino Martins, o Bino, em Santo Antônio de Jesus
-
Brasil3 dias atrásMinistério da Saúde destina R$ 1 bilhão a santas casas e hospitais filantrópicos
-
Brasil3 dias atrásÉ fake: Receita Federal não vai taxar transações acima de R$ 5 mil
-
Bahia3 dias atrásOperação Girândola 2025 intensifica fiscalização de fogos no Recôncavo
-
Bahia3 dias atrásPacientes com suspeita de intoxicação por metanol beberam coquetel em noivado na Bahia
-
Brasil3 dias atrásBolsonaro volta a ter soluços após cirurgias e segue internado
