Saúde
Pais que se recusarem a vacinar filhos contra Covid-19 podem ser multados, decide STJ
A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu por unanimidade que pais podem ser multados caso se recusem a vacinar seus filhos contra a Covid-19. A decisão foi tomada na terça-feira (18) e envolveu a análise do recurso de um casal que recorreu da multa de três salários-mínimos imposta pela Justiça do Paraná por se recusarem a vacinar a filha.
O casal alegava que não poderiam ser punidos, pois entendiam que não havia obrigatoriedade para vacinar a criança, uma vez que o imunizante não estava incluído no Plano Nacional de Imunização (PNI). No entanto, a ministra Nancy Andrighi, relatora do caso, seguiu a interpretação de que a recusa à vacinação infantil é uma violação dos deveres do poder familiar e pode ser considerada como negligência parental, passível de sanção pelo Estado.
A ministra destacou que a autonomia dos pais não é absoluta e que, em situações como a recusa à vacinação, fora casos excepcionais de problemas de saúde, a atitude pode ser considerada negligente. Ela também ressaltou que a vacinação infantil não visa apenas proteger o indivíduo, mas também contribuir para a saúde coletiva, ajudando a erradicar doenças e minimizar sequelas, garantindo uma infância saudável e protegida.
A decisão do STJ ainda teve o apoio da ministra Daniela Teixeira, que lembrou que a Constituição Federal estabelece que a criança tem prioridade absoluta. Ela enfatizou que é dever do Estado assegurar o direito à vida e à saúde das crianças e adolescentes, conforme os princípios constitucionais.
Bahia
Após suspeita de intoxicação por metanol, homem é internado em cidade da Bahia
A Bahia registrou mais um caso de internação com suspeita de intoxicação por metanol. Desta vez, o caso aconteceu na cidade de Senhor do Bonfim — no norte do estado — com um homem de 66 anos. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou a informação nesta quarta-feira (14).
O homem, internado após o consumo de bebida alcoólica, está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Dom Antônio Monteiro (HDAM) e segue com um quadro clínico estável, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Senhor do Bonfim. A entidade também afirmou que adotou medidas de vigilância para tentar confirmar ou descartar a presença da substância tóxica na corrente sanguínea do paciente.
Casos recentes
A Sesab descartou oito casos suspeitos de intoxicação por metanol no estado, no início deste mês. Entre dezembro de 2025 e este ano, sete casos foram confirmados e uma pessoa chegou a morrer no dia 2 de janeiro.
Os primeiros casos foram confirmados na Bahia em 31 de dezembro do ano passado, após o Departamento de Polícia Técnica (DPT) emitir um laudo que constava a presença de metanol em bebidas alcoólicas apreendidas na cidade de Ribeira do Pombal. A substância também constava nas amostras de sangue de sete pacientes hospitalizados com sintomas de intoxicação.
📰 Mais em: www.blogdacidade.com.br
📱 Link na bio: @blogdacidadeoficial
Participe do canal do Blog da Cidade no WhatsApp
Política
Hospital Regional de SAJ terá ampliação de UTIs e leitos pediátricos; Rogério Andrade agradece apoio do governador
Santo Antônio de Jesus celebra uma conquista histórica: o Deputado Estadual Rogério Andrade (MDB) anunciou, na manhã desta quarta-feira, por meio de suas redes sociais, a publicação da licitação para a reforma e ampliação do Hospital Geral de Santo Antônio de Jesus, um sonho antigo da população e uma das principais demandas da região na área da saúde.
A obra representa um avanço decisivo para o fortalecimento da assistência hospitalar e vai promover uma ampla reestruturação da unidade. O projeto inclui a implantação de uma UTI Pediátrica com 10 leitos, garantindo atendimento especializado para crianças em estado grave, além da implantação de uma ala de internação pediátrica com 26 leitos. Também estão previstas a reforma e a ampliação da emergência adulta, da emergência pediátrica e da UTI adulta, que passará a contar com 20 leitos, ampliando significativamente a capacidade de atendimento a casos de maior complexidade.
“Estamos felizes demais com essa conquista, que vai transformar o atendimento em nossa região e garantir mais dignidade para as nossas crianças e para toda a população. É um sonho antigo que se transforma em realidade. Durante a visita do Governador Jerônimo Rodrigues a Santo Antônio de Jesus, no dia 14 de novembro, ao nosso lado e ao lado do nosso grupo, ele assumiu o compromisso de publicar essa licitação, atendendo a um pedido nosso e das lideranças da região. E hoje, menos de dois meses depois, o Governador cumpre a palavra dada, demonstrando sensibilidade, compromisso e respeito com Santo Antônio de Jesus e com toda a região. Essa é uma conquista que a nossa população merece e que valoriza, sobretudo, os profissionais de saúde que atuam diariamente no hospital com dedicação, mesmo diante de tantas dificuldades”, afirmou o Deputado Rogério Andrade.
O parlamentar destacou que a publicação da licitação é resultado de muito trabalho, diálogo permanente e atuação firme junto ao Governo do Estado, levando reiteradamente essa demanda, a pedido das lideranças locais e da população que depende do hospital como referência regional de saúde. A licitação foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 7 de janeiro de 2026, com investimento previsto de R$ 18.675.743,21 e prazo de execução de 14 meses.
Segundo Rogério Andrade, a reforma e ampliação do hospital representam um passo fundamental para garantir mais estrutura, mais qualidade no atendimento e mais respeito à vida das pessoas, reforçando o compromisso do mandato com a saúde pública e com o desenvolvimento regional.
📰 Mais em: www.blogdacidade.com.br
📱 Link na bio: @blogdacidadeoficial
Participe do canal do Blog da Cidade no WhatsApp
Bahia
Pacientes com suspeita de intoxicação por metanol beberam coquetel em noivado na Bahia
Os sete pacientes que estão internados por suspeita de intoxicação acidental por metanol em Ribeira do Pombal, na Bahia, manifestaram os sintomas após beberem um coquetel com vodka durante uma festa de noivado no último domingo (28).
Segundo informações da TV Bahia, seis pessoas apresentaram sintomas mais intensos após a ingestão da bebida, sendo quatro mulheres e dois homens, com idades entre 30 e 48 anos, todos moradores do município. Uma sétima paciente, também mulher, apresentou sintomas leves.
Em nota emitida pela Sesab (Secretaria de Saúde do Estado), na noite de segunda-feira (29), os sete pacientes foram internados no Hospital Santa Tereza, e permanecem acolhidos em observação, com assistência em andamento.
Ainda de acordo com a nota, os protocolos assistenciais foram acionados, e serão realizados exames laboratoriais. Caso necessário, será administrado antídoto específico.
Metro1
