Notícias

Estudantes do Colégio Estadual Rômulo Almeida realizam projeto interdisciplinar Humanidade e Desenvolvimento

14/11/2011 09:10

O Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Almeida realizou nos últimos dias 10,11 e 12 o projeto interdisciplinar Humanidade e Desenvolvimento. O objetivo foi levar os estudantes a contextualizarem o desenvolvimento da sociedade relacionando as diversas áreas do conhecimento.

As atividades do projeto aconteceram na própria escola, na Praça Renato Machado e nas ruas de Santo Antonio de Jesus através de uma caminhada cultural. O professor Clovis Esequiel, diretor da DIREC 4, e a professora Ely Mary Bitencourt também estiveram presentes na culminância do projeto.

O projeto Humanidade e Desenvolvimento foi dividido em três etapas contemplando os estudantes das três séries do Ensino Médio. No primeiro dia, quinta-feira, os alunos das turmas de 2º ano realizaram apresentações literárias. Cordéis e poemas, dança e música encheram o pátio da escola de literatura. O fio condutor das apresentações foi analisar o desenvolvimento da humanidade a partir da trajetória da mulher nas obras literárias.

Na sexta-feira, 11, mesmo com a chuva que caíaem Santo Antoniode Jesus, os estudantes das turmas do 1º ano foram às ruas mostrar s diferentes culturas que contribuíram na formação do povo brasileiro. A caminhada denominada Mosaico Cultural apresentou traços culturais de 14 povos dos egípcios aos apaches dos Estados Unidos. “Foi muito legal conhecer mais os povos, raças e nações que ajudaram a construir nossa cultura”, disse o estudante Daniel de Carvalho.

No sábado, foi a vez dos estudantes do 3º saírem novamente das dependências do Colégio Rômulo Almeida e mostrarem o conhecimento adquirido na Praça Renato Machado. A Mostra de Produções Científicas abordou diversos temas relacionados às disciplinas Matemática, Física, Química e Biologia. Os visitantes dos estandes puderam conhecer a história dos números, a evolução das usinas hidrelétricas no Brasil e até mesmo a influência da tecnologia no tráfico de órgãos.

De acordo com o vice-diretor da unidade escolar, o professor Erasmo Correia, este projeto começou a partir de outro menor que atendia apenas às disciplinas relacionadas às Ciências da Natureza. “Esse ano nós achamos interessante abarcar um número maior de áreas do conhecimento e disseminá-lo através da caminhada e da Mostra de Conhecimentos na praça”, completou o professor.

Para os estudantes, o resultado foi bastante recompensador. A integração entre as turmas e o conhecimento adquirido a partir das pesquisas feitas para produzir as apresentações foram o principal saldo do projeto Humanidade e Desenvolvimento. “O gozo de ver todos os estudantes trabalhando juntos para resultar nesse belíssimo trabalho deixa a gente muito feliz!” disse Leandro Queiroz, estudante do 1º ano.

Daiane Dória - Ascom/ DIREC 4


Categorias

 Educação  Santo Antônio de Jesus 













© Copyright 2011 Bahia Mídia Comunicação e Marketing
Política de Privacidade Todos os Direitos Reservados