Notícias

Santo Antônio de Jesus



Ago 21

SAJ: Programa Municipal de Saúde Mental oferta variados serviços à população

O Programa Municipal de Saúde Mental tem beneficiado a população de Santo Antônio de Jesus com a oferta de atendimentos médicos de qualidade. Em entrevista à Recôncavo FM, o coordenador Gilson Fróes informou que desde janeiro deste ano o Programa tem procurado dar um novo arranjo à saúde mental do município, ofertando à população inúmeros serviços.

O Programa é composto por três unidades: CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), situado na Rua da Conceição; CAPS II e Ambulatório de Saúde Mental, ambos localizados no Largo do São Benedito. Tais centrais funcionam de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.

No CAPS II, atualmente são atendidas cerca de 238 pessoas, com problemas como: neurose, psicose e depressão. O CAPS AD, com 219 pacientes, atende pacientes oriundos do processo de adoecimento e sofrimento mental decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Já o Ambulatório de Saúde Mental atende as mais variadas demandas da população, sobretudo questões evolvendo transtornos, déficit de atenção e dificuldade de aprendizagem. São beneficiadas com os serviços deste ambulatório 11 mil pessoas, incluindo moradores de Santo Antônio e de mais 32 municípios da região.

A equipe do CAPS II é composta por médicos psiquiatras, psicólogos, terapeuta ocupacional, assistente social, artesãos, professor de música e estagiários da UFRB , do curso de Psicologia.

O CAPS AD possui uma equipe também multidisciplinar: enfermeira, assistente social, psicólogos, farmacêuticos e médicos.

Os interessados em utilizar esses serviços devem, primeiramente, se dirigir a uma Unidade de Saúde da Família, onde será feita uma triagem para a identificação do problema. Munido do encaminhamento da Unidade, Identidade, CPF, comprovante de residência, xerox do cartão do posto e do cartão do SUS, o indivíduo pode se matricular em um dos centros do Programa Municipal de Saúde Mental.

Da Redação, Bruna Leal.

postado por Redação Blog da Cidade em 21/08/2013 08:01h

comente (0)

Ago 19

Projeto Karatê Socioeducativo forma 15 alunos em Santo Antônio de Jesus

Neste sábado, 17, o Projeto Karatê Socioeducativo, da Secretaria de Esporte do município, realizou a formatura de 15 alunos com a entrega de kimonos. No início deste ano foram entregues 20 kimonos, somando um total de 35 até o momento. Além de kimonos, os formandos também receberam certificados.

O coordenador do projeto, Marcius Piropo, comentou que a Secretaria tem contribuído bastante para o sucesso do projeto. “Nosso intuito não é apenas trazer medalha de campeonato, mas também avaliar como está sendo o desempenho escolar de cada aluno, para que, assim, tenhamos alunos de qualidade, tanto no tatame quanto na escola”, destacou o professor de Karatê.

A prefeitura municipal ajuda o projeto com R$ 2.400, destinados para o fardamento de mais de 15 alunos e para a compra de protetores de tórax e de cabeça, que são objetos caros. Pirôpo ressaltou que além da prefeitura, o projeto conta com o apoio de outros parceiros.

As aulas acontecem na Quadra da Urbis II, às terças e quintas, pela manhã e pela tarde. No momento, há vagas apenas pela manhã. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na Biblioteca Municipal, com a pedagoga Nelza Reis.

 Da Redação, Bruna Leal.

postado por Redação Blog da Cidade em 19/08/2013 09:47h

comente (0)

Ago 19

SAJ: Responsável pelo Hemoba diz que sede atual do órgão é inadequada

O responsável técnico pelo Hemoba, Dr. Nelson Maciel, informou que o órgão tem como meta principal manter sempre o estoque regulador, ou seja, um estoque mínimo necessário, para que nunca falta sangue quando algum paciente precisar. Em entrevista à Recôncavo FM, ele comentou que os casos de acidente de moto que chegam no Hospital Regional são frequentes e, por conta disto, faz-se necessário ter o estoque abastecido sempre.

Apesar de pequena, a equipe técnica do Hemoba é muito capacitada e produz bastante, afirmou Maciel, destacando também que o local onde está instalado o orgão (dentro do Hospital Regional) é inadequado e que é provisório. A ideia é construir uma rede própria. A vigilância Sanitária já alertou que não é adequado ter um orgão de doação de sangue dentro de um hospital. O Hemoba, há aproximadamente 1 ano, situava-se no Hospital Luís Argolo (Centro da cidade). Com a mudança de local, segundo Maciel, as doações diminuíram, pois muitas pessoas têm dificuldade de se deslocarem para um local distante do centro. "O banco de sangue vive do doador de reposição", ressaltou Dr. Nelson. 

Com relação aos comerciantes que desejam doar e sentem dificuldade por conta dos horários, Maciel avisou que todo doador tem direito a um atestado que lhe dará possibilidade de comparecer ao Hemoba no horário que desejar, sem precisar voltar ao trabalho após a doação, até porque, de acordo com Dr. Nelson, o doador deve ficar em repouso após o procedimento. O Hemoba funciona das 8 às 12h e das 13h30 às 16h, e fica localizado no Hospital Regional, no Bairro Andaiá. 

Da Redação, Bruna Leal. 

postado por Redação Blog da Cidade em 19/08/2013 07:39h

comente (0)

Ago 18

Vereador reivindica melhorias em estradas da zona rural de Santo Antônio de Jesus

O vereador Valdemar Farias (PP) apresentou indicação na Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus em sessão ordinária realizada na segunda-feira (12) pedindo melhorias nas estradas da zona rural do município.

Segundo ele, as estradas estão em péssimo estado de conservação, gerando inúmeros transtornos aos moradores das localidades do Má Vida até a saída do Frigosaj; da Jueirana até o Morro; do Morro até o Camaçari e o Comum do Rio da Dona; da Baixa do Morro até o Riacho Dantas, e do Riacho Dantas até a divisa com o município de Aratuípe.

“O objetivo é atender as necessidades dos moradores dessas comunidades, melhorando o acesso pelas estradas vicinais, além de proporcionar uma melhoria considerável nas condições de vida dos moradores das regiões rurais, facilitando também o escoamento da produção agrícola das localidades”, justificou.

Criativa Online.

postado por Redação Blog da Cidade em 18/08/2013 12:04h

comente (0)

Abr 20

Acidente na BR 101 mata duas jovens de Santo Antônio de Jesus

Na noite desta sexta-feira, por volta das 22h:00min um gravíssimo acidente envolvendo um caminhão e um veículo Pegeout entre as cidades de Conceição do Almeida e Sapeaçu deixou como vítimas fatais duas jovens que residiam no bairro São Benedito em Santo Antonio de Jesus. Mariny Rodrigues de Oliveira, 18 anos (foto)e Fabiana Rodrigues de Souza, 28 anos, tiveram morte instantânea, inclusive a perna da jovem que dirigia foi arrancada.

Mariny Rodrigues e Fabiane Rodrigues

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o Pegeout ocupado pelas duas jovens, colidiu frontalmente no caminhão que trafegava no sentido contrário. O condutor do caminhão fugiu do local. Há informações que Fabiana era filha de Geraldo da gráfica Real e sobrinha de Wilde da gráfica Exemplar. Mariny era enteada do ex vereador Elvis Pita. Os corpos foram removidos para o Departamento de Polícia Técnica de Santo Antônio de Jesus. (Blog do Valente e Rádio Recôncavo Fm)

postado por Sandro Almeida em 20/04/2013 09:20h

comente (0)

Abr 12

Espaço terapêutico realiza curso de REIKI

O espaço terapêutico Recanto da Vida, na Maria Preta, Santo Antônio de Jesus, realiza domingo, 21 de abril, um curso de Reiki. O Reiki é uma terapia baseada na canalização da energia universal (rei), através da imposição de mãos com o objetivo de restabelecer o equilíbrio energético vital de quem a recebe e, assim, restaurar o estado de equilíbrio natural (seja ele emocional, físico, mental ou espiritual); podendo eliminar doenças e promover saúde.

Para a terapêuta Lilian Cristina, o Reiki ajuda a prevenir  e tratar disturbios e equilibrar o corpo, mente e as emoções, além de liberar bloqueios. Questionada sobre o público alvo, Lilian Cristina afirma: "Na verdade pode ser para qualquer pessoa, pois o Reiki não diferencia religão credo ou raça", finaliza.

O reiki é uma técnica natural, que não tem contra-indicações. O reiki também não tem limite de idade, podendo ser aplicado em todas as pessoas. O curso acontece das 08h às 17h com lanche e almoço, kit e certificado do curso. Para mais informações, o Espaço Terapêutico Recanto da Vida disponibiliza o telefone (75) 3632-3123. As inscrições podem ser feitas no local.

postado por Redação Blog da Cidade em 12/04/2013 10:05h

comente (0)

Abr 10

Potencial turístico de Santo Antônio de Jesus é apresentado durante Salão de Turismo em Salvador

A cidade de Santo Antônio de Jesus está sendo representada durante o segundo Salão de Turismo que se iniciou nesta quarta-feira, 10, em Salvador. De acordo com o secretário de Indústria e Comércio do município, Ailton Lago, é um evento grande e reúne cerca de 15 mil pessoas; ocorre até domingo, 14.

O intuito do salão, segundo Lago, é demonstrar o trade turístico da região com um todo. “É uma oportunidade que o município tem de mostrar seu potencial turístico”, disse, acrescentando que o prefeito Humberto Leite acredita que a cidade tem uma forte inclinação para o turismo, visto que possui o maior complexo hoteleiro do Recôncavo e grandes investimentos nessa área.

Além disso, o secretário acredita também no potencial cultural, enfatizando a questão do São João, que é um grande atrativo. Ele informou que a intenção da gestão municipal é ampliar a festa junina cada vez mais, investindo na estrutura e na contratação de bandas que atraiam um grande número de turistas.

Com relação ao turismo rural, que também está na pauta do encontro, Lago explicou que a cidade não possui muitas propriedades rurais de turismo, mas que as que ficam localizadas em cidades próximas, como Dom Macedo e Conceição do Almeida, acabam atraindo visitantes para o município, já que a distância entre essas duas cidades para Santo Antônio é mínima.

 Da Redação.

postado por Bruna Leal em 10/04/2013 16:34h

comente (0)

Abr 10

SAJ: Homem é encontrado morto próximo ao SAMU

O corpo de Antonio dos Ramos de Jesus, 55, foi encontrado sem vida a aproximadamente 10 metros de distância da unidade do SAMU, em Santo Antônio de Jesus, na madrugada desta quarta-feira, 10. Uma senhora que foi chamada para reconhecer o corpo no Hospital Regional, em entrevista à Rádio Recôncavo FM, informou que ele morava no Loteamento Viver Melhor. Segundo informações de populares, ele era policial militar aposentado.

De acordo com a médica plantonista do SAMU, Drª Ana Paula, a morte pode ter sido causada por envenenamento. Os indícios levam a crer que Eduardo tentou chegar ao SAMU, mas não conseguiu, morrendo no caminho.

Da Redação.

postado por Bruna Leal em 10/04/2013 14:18h

comente (0)

Abr 08

SAJ: Ministério Público realizará Ato Público contra a PEC 37

Nesta terça-feira, 9, haverá um Ato Público promovido pelo Ministério Público, na Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus, a partir das 18h, contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37. Em entrevista à Rádio Recôncavo FM, Dr. Adalto, promotor de justiça, explicou que através dessa proposta o Congresso Nacional pretende mudar a constituição federal para tirar o poder do Ministério Público e de outros órgãos de investigar crimes.

A partir da aprovação dessa proposta, a investigação criminal ficaria a cargo exclusivo das Polícias Civil e Federal; apenas os delegados poderiam investigar. “É um brinde à impunidade”, destacou o promotor.

Para Dr. Adalto, esse desejo de mudança se deve a mágoas e revanches gerados por investigações feitas pelo Ministério Público. “A atuação importante do Ministério em grandes investigações talvez esteja incomodando alguém ou algumas pessoas”, informou.

Ele esclareceu que a ideia não é tomar o lugar do delegado, até porque este é peça essencial no combate à criminalidade. “Se eles atuarem sozinhos, será que vão ter condições de fazer essas investigações com independência, já que a polícia civil está subordinada ao poder executivo? Será que essas investigações terão a mesma independência que têm quando o Ministério Público está à frente?”, questionou.

Dr. Adalto ainda informou que há algumas associações de delegados que concordam com a aprovação da PEC, justificando que isto fortaleceria a função da classe. “Eles estão equivocados”, disse referindo-se aos representantes das associações. Para ele, é necessário que haja uma união de esforços contra a criminalidade.

Da Redação.

postado por Bruna Leal em 08/04/2013 21:06h

comente (0)

Abr 02

Délcio Mascarenhas: 'Não sei o que está acontecendo com a Secretaria de Saúde do município'

A clínica AME, situada na Avenida Barros e Almeida, em Santo Antônio de Jesus, desde o início deste ano não está mais atendendo pelo SUS (Sistema Único de Saúde), informou o vereador Délcio Mascarenhas, durante entrevista à Rádio Recôncavo FM. Segundo ele, a clinica é credenciada pelo SUS há mais de 35 anos, e após a municipalização plena, em todas as gestões, procedimentos costumam ser enviados da prefeitura para a clinica, a fim de atender as necessidades da população carente.

Na gestão atual, de acordo com Délcio, até o presente mês a secretaria não encaminhou nenhum procedimento para a AME. Mascarenhas mostrou-se preocupado com a situação e disparou: “Não sei o que está acontecendo com a Secretaria de Saúde do município”.

Informou ainda que Alberto Sacramento, que assumiu a Secretaria no início do ano e após pouco tempo deixou o cargo, havia determinado que o contrato com a clínica fosse aditivado, e isto aconteceu.

O vereador está conversando com os colegas da casa legislativa para que essa situação seja logo esclarecida.

Da Redação.

postado por Bruna Leal em 02/04/2013 15:01h

comente (0)

Abr 01

SAJ: Defensoria Pública ganha dois novos defensores

A 6ª Defensoria Pública Regional, sediada em Santo Antônio de Jesus, atualmente conta com três defensores. Com a saída de Dr. César Ulisses, Drª Guiomar e Dr. Armando Fauazi, os trabalhos do órgão agora ficam por conta de Dr. Márcio Marcílio, que já estava atuando na Defensoria, Drª Eva e Dr. Aurelino, que começaram há pouco tempo.

A comarca de Valença também possui dois defensores novos. Em entrevista à Rádio Recôncavo FM, o defensor César Ulisses informou que com essas novas nomeações, a Defensoria Pública do Estado tenta suprir as necessidades da população carente. “Na Bahia há uma carência de defensores públicos, principalmente no interior”, disse, acrescentando que o governo do Estado deve possibilitar novas nomeações para que a situação se resolva.

Da Redação.

postado por Bruna Leal em 01/04/2013 14:27h

comente (0)

Mar 21

SAJ: Prefeitura irá distribuir peixes para a população carente

O prefeito Humberto Leite pretende doar peixes e outros alimentos para a população carente de Santo Antônio de Jesus durante a semana santa. A proposta foi enviada para a Câmara de vereadores e os vereadores concordaram em apoiar a ação. A prefeitura irá cadastrar as pessoas que serão beneficiadas com essas doações.

Da Redação.

postado por Bruna Leal em 21/03/2013 17:05h

comente (0)

Mar 19

SAJ: Secretário explica decisão de retirar vendedores ambulantes das calçadas

Na noite desta segunda-feira, 18, a sessão da Câmara de Vereadores foi recheada de discussões a respeito da retirada dos vendedores ambulantes das calçadas de Santo Antônio de Jesus. A medida adotada pela Prefeitura, em parceria com o Ministério Público e outros órgãos, tem provocado muitas reivindicações por parte daqueles que tiveram que encerrar suas atividades comerciais nas ruas. Representantes da classe estadual de baianas que vendem acarajé participaram da sessão, a fim de defender essas profissionais e convencer de que elas têm o direito de comercializar livremente.

Em entrevista à Rádio Recôncavo FM, Ailton Lago, secretário de Agricultura, Indústria e Comércio do município, disse não houve proibição, e sim a adoção de medidas devido à necessidade do ordenamento. “É a vontade de organizar a cidade. Há muito tempo não houve organização. As pessoas comercializavam seus produtos onde achavam mais conveniente, sem respeitar o consumidor, o transeunte...”, disse.

Os vendedores relocados têm até o dia 15 de abril deste ano para fazerem o cadastro, para que trabalhem de forma legal. Com este cadastramento, a prefeitura passa a ter noção do número desses profissionais na cidade, e a partir daí, viabilizar um local onde seus comércios serão instalados.

Da Redação.

postado por Bruna Leal em 19/03/2013 14:44h

comente (0)

Mar 16

Conceição do Almeida: Jovem leva tiro na cabeça após assalto

Na manhã deste sábado, 16, por volta das 05h30min, dois indivíduos em uma moto, assaltaram o jovem Cristiano, 22 anos, nas imediações do Mirante, zona rural de Conceição do Almeida, levando de assalto a sua moto. O que os assaltantes não sabiam, era que a moto tinha um dispositivo de segurança que fazia a mesma parar a certa distancia. Inconformados, os bandidos retornaram ao local do assalto onde ainda encontrou o Cristiano e sem dizer uma única palavra deflagraram um tiro contra a sua cabeça. Após o ocorrido, os bandidos tomaram rumo ignorado e Cristiano foi encaminhado ao Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus e o seu estado de saúde é grave. Segundo informações, a policia está no local à procura dos bandidos.

Reportagem: Joselito Fróes

postado por Sandro Almeida em 16/03/2013 11:08h

comente (0)

Mar 14

Santo Antônio de Jesus ganha Delegacia do CRECI; inauguração acontece hoje, 14

Santo Antônio de Jesus agora possui uma sede do CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). O evento de inauguração ocorrerá nesta quinta-feira, 14, à noite, no espaço do D’Guste. Durante entrevista à rádio Recôncavo FM, o presidente do Conselho, Samuel Arthur, explicou que a ideia de instalar uma delegacia do CRECI no município partiu da necessidade de dar mais atenção ao corretor do interior, onde a contravenção funciona livre porque não há quem fiscalize.

A 10ª Delegacia, sediada no edifício Cruzeiro do Sul, atuará no sentido de combater ações de contraventores e de evitar que profissionais do ramo trabalhem de forma incoerente.

Toda informatizada, a sede conta com muitos recursos e uma equipe reforçada, incluindo um fiscal e uma viatura. Fábio Braga, que possui uma empresa de corretagem de imóveis na cidade, aderiu aos ideais do CRECI e se tornou conselheiro. Segundo ele, o objetivo não é só acabar com a clandestinidade, mas também agir em casos de profissionais ruins que estão no mercado. O empresário recomenda que estes profissionais façam cursos para que se tornem aptos a exercer suas funções.

Da Redação.

postado por Bruna Leal em 14/03/2013 11:59h

comente (0)

Mar 14

SAJ: 'Quem ganha, governa. Quem perde, fiscaliza', diz Marcos Có

O presidente da Câmara de vereadores de Santo Antônio de Jesus, Marcos Có, que assumiu o cargo no dia 22 de janeiro deste ano, contou, em entrevista à rádio Recôncavo FM, que ele e sua equipe trabalharam bastante para reestruturar a Câmara no período inicial de sua gestão. Com a inclusão de quatro vereadores na casa legislativa, tiveram que ser construídos mais quatro gabinetes. Além disso, a Câmara passou por outras reformas na estrutura física. Após muito trabalho, no dia 15 de fevereiro os trabalhos legislativos foram reabertos contando com uma Câmara renovada.

Marcos Có na gestão passada era da situação, hoje é da oposição. Perguntado se essa condição torna sua atuação mais difícil, ele respondeu: “quem ganha, governa. Quem perde, fiscaliza”.

“Sou oposição ao prefeito, não ao povo”, frisou, salientando que, junto com seus colegas, está disposto a aprovar tudo o que na casa tramitar a favor do povo.

Da Redação.

postado por Bruna Leal em 14/03/2013 11:05h

comente (0)

Mar 13

SAJ: Três casos de dengue são confirmados este ano

Neste ano foram confirmados pela Vigilância Epidemiológica 3 casos de dengue em Santo Antônio de Jesus até agora. Segundo o supervisor de endemias, Uanderson de Jesus, o índice de infestação do município é de 0,8%, e o índice de pendência aumentou no início do ano, quando muitas famílias viajam e deixam suas casas fechadas, dificultando o trabalho dos agentes. Além disso, há também casos em que moradores não permitem que agentes entrem em suas casas, por não reconhecerem o trabalho dos mesmos e muitas vezes por desconfiança.

Em entrevista à rádio Recôncavo FM, Uanderson pediu a colaboração da população para facilitar o trabalho do agente. Com relação aos mutirões que frequentemente são realizados na cidade, o supervisor informou que na próxima semana possivelmente haverá um no bairro Andaiá.

Ele mencionou também o problema relacionado às calhas. “É preciso que os moradores cuidem de suas calhas, limpando-as sempre”, alertou, completando que a sua equipe de apoio está fazendo um trabalho diferenciado neste sentido, sobretudo em tanques de difícil acesso.

De acordo com o supervisor, a população deve estar sempre em alerta, olhar atrás da geladeira, para ver se há acúmulo de água em algum recipiente; ficar atento aos cacos de planta e verificar se os tanques estão cobertos, dentro outros cuidados.

Da Redação.

postado por Bruna Leal em 13/03/2013 14:33h

comente (0)

Mar 13

Gestante perde bebê por falta de anestesista no Hospital Luís Argolo

Uma gestante acabou perdendo seu filho na última sexta-feira, 8, na cidade de Cruz das Almas. Segundo informações da rádio Recôncavo FM, ela mora em Santo Antônio de Jesus e havia procurado o Hospital e Maternidade Luís Argolo no momento em que sentiu fortes dores que indicavam que o bebê estaria para nascer.

Ao chegar na Santa Casa, a gestante foi informada de que teria que passar por uma cesárea e, como não havia anestesista na unidade no momento, teve que ser transferida para Cruz das Almas, onde o bebê não resistiu e acabou morrendo.

O Dr. Francisco, médico obstetra e vereador, soube do fato dias depois e informou que houve neste caso um descolamento prematuro de placenta, e que se não houvesse a intervenção entre 5 a 10 minutos, o feto poderia morrer.

O vereador disse ainda que em quase todas as sessões da Câmara, a falta de anestesista no Hospital é comentada pelos vereadores. “Certa vez, um anestesista só chegou às 19h. A Santa Casa ficou de 7h até às 19h sem anestesista”, contou.

Sobre o atraso salarial dos funcionários da unidade, o médico informou que o dinheiro do Ministério da Saúde já foi creditado na conta da prefeitura, bem como a produção da Santa Casa. Falta agora a prefeitura efetuar o pagamento referente ao mês de fevereiro.

Da Redação.

postado por Bruna Leal em 13/03/2013 10:59h

comente (0)

Mar 12

SAJ: Secretária adota medidas para solucionar problemas encontrados nos postos de saúde

A secretária de Saúde de Santo Antônio de Jesus, Deise Barbosa, em entrevista ao repórter Joselito Fróes, da rádio Recôncavo FM, informou que no início de sua gestão as unidades de saúde foram encontradas em péssimo estado, tanto física quanto funcionalmente. Ela disse que foram detectados muitos problemas na estrutura física, como vazamento, defeitos relacionados à energia elétrica e cadeiras odontológicas quebradas. Além disso, as equipes estavam incompletas, porque muitos profissionais haviam sido demitidos na gestão anterior.

Tendo em vista todos esses fatos, a secretária tem dedicado este período para atender às demandas emergenciais, como a manutenção de equipamentos. Agora, está sendo iniciado o planejamento, segundo Deise. A secretaria pretende rever as condições de algumas casas que servem como postos de saúde, já que algumas não são adequadas para oferecer serviços de saúde. A ideia da administração municipal é construir sedes próprias.

Com relação à Central de Regulação do município, Deise informou que a equipe foi toda reestruturada. Também foram encontrados alguns problemas na estrutura física da sede. A secretaria neste momento está no processo de revisão dos contratos dos prestadores de serviço, e nos próximos dias irá reabrir a agenda para que a população possa fazer marcações.

Uma novidade na Central: A administração municipal adotará um sistema que facilitará a vida dos pacientes que precisam da Central. Estes serão avisados através de mensagens no celular quando uma consulta for marcada. Dessa forma, as pessoas irão se deslocar menos para a Central.

Da Redação.

postado por Bruna Leal em 12/03/2013 15:07h

comente (0)

Mar 12

SAJ: Adolescente desaparece durante festa em Laje

Sandra Lúcia de Melo esteve na rádio Recôncavo FM nesta segunda-feira, 11, para informar o desaparecimento de sua filha Amanda de Melo, de 15 anos. Segundo ela, Amanda foi a uma festa na cidade de Laje, no sábado, e desde então não voltou para casa. Ela é morena, magra e trajava um short branco e uma camiseta regata cinza. Mãe e fiha moram em Santo Antônio de Jesus.

Segundo informações, a adolescente acabou se envolvendo numa briga durante essa festa. Ela foi agredida fisicamente por outra mulher. Após essa briga, Amanda desapareceu e até hoje a mãe está desesperada em busca de notícias.

Sandra foi ao hospital, à delegacia, mas nada foi registrado.

 Da Redação.

postado por Bruna Leal em 12/03/2013 14:32h

comente (0)

Mar 12

Dr. Edílson agradece a todos que o ajudaram durante o tempo em que atuou na 4ª COORPIN

Dr. Edílson Magalhães, que está deixando a 4ª COORPIN (Coordenadoria de Polícia Civil), em entrevista à rádio Recôncavo FM, agradeceu a todos que colaboraram com o seu trabalho durante os cinco anos e sete meses em que atuou em Santo Antônio de Jesus e região. Segundo ele, foi um tempo muito proveitoso para sua carreira. Ele fez agradecimentos aos juízes, à Polícia Militar, aos integrantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, ao ex-prefeito Euvaldo Rosa, ao atual prefeito Humberto Leite, à imprensa local e da região, investigadores, escrivães e a todos os funcionários da delegacia.

Magalhães salientou que durante esse período sua equipe tentou fazer um bom trabalho. As estatísticas foram reduzindo a cada ano, bem como o índice de criminalidade; várias quadrilhas foram repreendidas; uma grande quantidade de bandos de tráfico de drogas foi descoberta. Além disso, o delegado destacou que o índice de homicídio foi mantido em controle durante esse tempo, graças a um trabalho de parceria com todos os órgãos citados acima. “Saio com a sensação de dever cumprido, com a consciência tranquila”, disse.

Ao Dr. Paulo, que o substituirá, Dr. Edilson desejou: “que ele consiga fazer um trabalho tão bom como foi o nosso, e que ele consiga diminuir ainda mais os índices de criminalidade”.

Dr. Edílson está saindo de Santo Antônio para atuar em Salvador, na delegacia de Nordeste de Amaralina.

Da Redação.

postado por Bruna Leal em 12/03/2013 13:50h

comente (1)

Mar 12

UFBA traz para Santo Antonio de Jesus curso de aperfeiçoamento em Direito Público

Começa em abril o curso de aperfeiçoamento em Direito Público e Administração Municipal, promovido pela UFBA, em Santo Antônio de Jesus. Com uma carga horária de 288 horas, tem o objetivo de preparar profissionais da área jurídica: advogados, gestores públicos, contadores, estudantes de direito, enfim, quem tem interesse na temática: direito público e administração municipal.

O curso irá acontecer no Antonius Imperial Hotel, às sextas e aos sábados, tendo as seguintes disciplinas: direito administrativo, constitucional, previdenciário, penal, tributário, ambiental, civil e financeiro. Em entrevista à rádio Recôncavo FM, a advogada e professora Aline Passos disse que é uma excelente oportunidade para quem pretende estudar essas temáticas. Informou também que o corpo docente é composto por renomados juristas locais e de outras cidades. O curso começará no dia 26 de abril e será concluído em dezembro deste ano.

Valor: 12 parcelas de R$ 499,00.

Mais informações: 71 3017-2800.

Inscrições: fundacao@fundacaodireito.net

Da Redação.

postado por Bruna Leal em 12/03/2013 09:18h

comente (0)

Mar 12

SAJ: 1° dia de fiscalização para retirar vendedores ambulantes das ruas gera tumulto

Os vendedores ambulantes, bem como as vendedoras de acarajé, não poderão mais comercializar nas calçadas de Santo Antônio de Jesus, conforme determinação do Ministério Público. A fiscalização a fim de evitar que esse tipo de comércio continue começou nesta segunda-feira, 11, na rua dos Correios, e a primeira vendedora que recebeu ordens para sair do local foi Maria da Conceição, baiana de acarajé que há 45 anos usa esse ponto. Ela informou que não sairá do local. A população mostrou-se bastante revoltada no momento em que a polícia e a equipe da prefeitura estiveram no local.

De acordo com informações da rádio Recôncavo FM, sem a devida autorização da prefeitura, esses vendedores não usarão mais as ruas da cidade como pontos de venda.

Da Redação.

postado por Bruna Leal em 12/03/2013 08:41h

comente (0)

Mar 11

SAJ: Fiscalização contra a venda clandestina nas ruas começa hoje, 11

A fiscalização para coibir o comércio clandestino nas ruas de Santo Antônio de Jesus começa nesta segunda, 11. Em entrevista à rádio Recôncavo FM, o comandante do 14° BPM, Luziel Andrade, informou que a Polícia Militar dará o apoio necessário para esta ação do Ministério Público, em parceria com a Prefeitura.

Há uma semana a Polícia visitou alguns pontos de venda e conscientizou alguns ambulantes. Segundo o coronel, todos demonstraram aceitação às novas medidas. “A gente espera que as pessoas compreendam e contribuam”, disse o coronel.

Durante a semana passada, alguns vendedores que ficavam próximos à Igreja Matriz deixaram o local. No último sábado, alguns retornaram, mas a polícia conseguiu retirá-los novamente.

Da Redação.

postado por Bruna Leal em 11/03/2013 09:05h

comente (0)

Mar 11

Acusado de matar namorada em Santo Antônio de Jesus é preso em Salvador

A polícia prendeu na tarde deste sábado (9) Leandro Pinheiro Macedo, de 30 anos, acusado de matar Mariane da Cruz de Jesus, de 21, na última quinta-feira (7), véspera do Dia da Mulher, na casa onde a vítima morava, no Loteamento Parque São João, no bairro Maria Preta, em Santo Antônio. Leandro foi preso em Salvador, no bairro Uruguai, para onde fugiu depois do crime. A prisão se deu graças ao trabalho do Setor de Inteligência do 14º Batalhão da Polícia Militar (BPM), de Santo Antônio de Jesus. Segundo informações da polícia, Leandro premeditou o crime. Ele matou a mulher com quem namorava há cinco anos e tinha um filho de três anos, após encontrá-la com um suposto amante. O casal morava na cidade de Muniz Ferreira. No dia do crime, ele seguiu Mariane até Santo Antônio de Jesus e a encontrou na casa de outro homem. À polícia ele contou que Mariane pegou uma faca e avançou sobre ele, que a dominou e revidou com vários golpes.

Em Salvador ele alugou um quarto no bairro do Uruguai e acabou confessando o crime para um tio, que chamou a polícia. Ele alegou legítima defesa. Leandro foi encaminhado para o Departamento de Homicídio e Proteção a Pessoa, na capital, e será recambiado para Santo Antônio de Jesus, onde responderá pelo crime. (Blog do Valente)

 

postado por Sandro Almeida em 11/03/2013 08:52h

comente (0)

Mar 11

SAJ: Homem é encontrado morto na madrugada desta segunda, 11

Na madrugada desta segunda-feira, 11, por volta das 3h30, um homem conhecido como “Negão da Bela Vista” foi encontrado morto pela Polícia Militar no centro de Santo Antônio de Jesus. A informação chegou até a Polícia através de um morador que ao ouvir os disparos ligou para o 190. Em entrevista à rádio Recôncavo FM, o comandante do 14 Batalhão, coronel Luziel Andrade, disse não saber a causa do homicídio nem quem o teria praticado. Foram encontradas no local cápsulas de pistola calibre 380.

Segundo informações, a vítima não era bem quista na Feira Livre. O coronel informou que quarenta minutos antes de ser encontrado morto, “Negão” foi abordado por uma viatura da Polícia Militar, que sem encontrar nenhum indício que pudesse lhe incriminar, liberou o rapaz.

Esse é 4° homicídio registrado neste mês de março em Santo Antônio de Jesus.

Da Redação.

postado por Bruna Leal em 11/03/2013 08:34h

comente (0)

Mar 11

SAJ: Manifestantes protestam contra o pastor Marco Feliciano

Moradores de Santo Antônio de Jesus se organizaram na tarde deste domingo, por volta das 15h, e fizeram uma manifestação contra a eleição do pastor Marco Feliciano à presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara. As manifestações têm sido intensas em vários estados do Brasil, e em Santo Antônio de Jesus não foi diferente. Veja as fotos:

postado por Bruna Leal em 11/03/2013 07:50h

comente (0)

Mar 08

SAJ: Funcionários paralisam atividades devido a atraso salarial

Nesta sexta-feira, 8, os funcionários da DalPonte, sediada em Santo Antônio de Jesus, resolveram paralisar suas atividades. Em entrevista à rádio Recôncavo FM, Carlos André, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Calçados da Bahia, explicou que a paralisação é uma espécie de advertência à empresa, que tem atrasado constantemente os salários dos empregados.

Após 1 ano de insatisfação, os trabalhadores se uniram e fizeram essa mobilização. Segundo Carlos, as atividades só serão retomadas quando os salários atrasados forem pagos. A empresa informou aos funcionários que o salário do mês anterior só poderá ser pago no dia 20 ou 30. Além de atraso salarial, a empresa também está sendo acusada de atrasar férias de funcionários e fazer descontos indevidos.

O presidente do Sindicato informou que todos estão com salários atrasados. A funcionária Jussara, que trabalha na empresa há 5 anos, está recebendo salário atrasado há dois meses. Sidnei, funcionário há 3 anos, também está passando pela mesma situação.

 Da Redação.

postado por Bruna Leal em 08/03/2013 14:45h

comente (0)

Mar 08

Prefeito vai a Brasília e traz novidades para Santo Antônio de Jesus

O prefeito Humberto Leite disse, em entrevista à rádio Recôncavo FM, que voltou muito feliz da viagem que fez à Brasília recentemente. Ele contou que através dessa viagem conseguiu manter encontros que trarão muito benefícios para Santo Antônio de Jesus. Leite conversou com Fábio Mota, secretário geral dos Ministérios, que prometeu ajuda financeira para o São João e também para a revitalização da Praça padre Matheus, obra custeada em aproximadamente 2,5 milhões.

A viagem à Brasília também possibilitou conversas sobre a construção de uma sede do CEUs (Centro de Artes e Esportes Unificados), na Urbis I, em Santo Antônio de Jesus. O primeiro passo, segundo o prefeito, é selecionar uma empresa para começar a obra. O centro terá muitas novidades, a exemplo de pista de skate, quadra de esportes, biblioteca e CRAS interno.

 Da Redação.

postado por Bruna Leal em 08/03/2013 10:19h

comente (0)

Mar 08

Superintendência vai regularizar serviços de mototáxi em Sto. Antônio de Jesus

De aproximadamente 800 mototaxistas que circulam em Santo Antônio de Jesus, apenas 108 estão regularizados, de acordo com informações da Superintendência de Trânsito Municipal. Em entrevista à Recôncavo FM, o superintendente Luciano Moura disse que foi enviado um ofício para todas as empresas de mototáxi da cidade, informando sobre o prazo da regularização.

É uma classe que, apesar de numerosa, não tem sindicato nem associação, salientou o superintendente. Em 2012, dos 600 mototaxistas cadastrados, apenas 108 se regularizaram. Essa realidade, segundo Luciano, o prefeito pretende mudar. O prazo para a regularização este ano vai até o dia 15 de abril. A partir desta data, a fiscalização será intensa na cidade. Só poderá trabalhar nessa área quem estiver devidamente cadastrado. “Sem cadastro, é clandestino”, frisou.

A questão da regularização também irá interferir nos valores cobrados pelo mototaxistas atualmente. Esse valor deve ser determinado pelo poder executivo, para que não haja cobranças indevidas.

O 14 Batalhão de Polícia Militar apoiará a Superintendência nos trabalhos de fiscalização. “O clandestino tira o direito de quem está legal”, disse Luciano.

Da Redação.

postado por Bruna Leal em 08/03/2013 09:26h

comente (0)

Mar 07

SAJ: Aconteceu ontem lançamento do programa Mulheres Legais Populares

O projeto Mulheres Legais Populares surgiu a partir de uma audiência pública realizada em maio de 2012, em Santo Antônio de Jesus. De acordo com o advogado e membro do Instituto do Desenvolvimento de Ações Sociais, Valter Almeida, foi constatado um grande número de entradas no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus referentes à violência contra a mulher. Porém, casos registrados são muito poucos, percebendo assim que é um tipo de violência que se mantém silenciosa.

O projeto foi criado com o intuito de servir como um instrumento de combate a esse tipo de violência. O advogado explicou que visa formar mulheres multiplicadoras que possam atuar em seus espaços levando conhecimentos jurídicos que sejam instrumentais a elas, que darão autonomia.

Tais conhecimentos podem facilitar em várias situações, como por exemplo: uma vítima de violência que não consegue se separar ou colocar o marido para fora de casa; com o auxílio da Lei Maria da Penha, ela pode requerer uma medida de proteção, exigindo uma pensão, ganhando assim autonomia econômica. Além disso, pode requerer a guarda de uma criança ou o afastamento do marido do domicílio.

O projeto é composto por representantes de entidades da sociedade civil, Ministério Público, Defensoria Pública e UFRB. O lançamento aconteceu na noite desta quinta-feira, 7, no Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes. É um evento voltado especialmente para mulheres, mas todos podem participar.

Da Redação.

postado por Bruna Leal em 07/03/2013 15:51h

comente (0)

Mar 06

Deputado Rogério Andrade avalia gestão de Humberto Leite

Em conversa com o repórter Joselito Fróes, da rádio Recôncavo FM, o deputado estadual Rogério Andrade avaliou positivamente o governo de Humberto Leite, prefeito de Santo Antônio de Jesus. Disse que Humberto está iniciando sua gestão no caminho certo, apesar das inúmeras dificuldades por quais passa não só o município, mas todo o Estado.

Embora muitos tenham duvidado da capacidade do prefeito, os salários dos funcionários estão sendo pagos corretamente, as ruas da cidade se mantém limpas e o São João deste ano será um sucesso, visto que já são 11 atrações de peso confirmadas, afirmou o deputado.

Deputado estadual há 10 anos, Rogério disse que apesar de estar num momento propício para se lançar como candidato a deputado federal e de ter sido convidado para tal, seu planos para os próximos dois anos são outros. “Vou deixar a vaidade um pouco de lado e pensar no meu projeto pessoal e em meus compromissos com a Bahia”, finalizou.

Da Redação.

postado por Bruna Leal em 06/03/2013 10:07h

comente (1)

Mar 06

Câmara de vereadores realiza sessão especial em homenagem ao Dia da Mulher

A vereadora Fátima do Benfica, durante entrevista à rádio Recôncavo FM, fez um convite a todas as mulheres para participar da sessão especial na Câmara de vereadores em homenagem ao Dia da Mulher, a partir das 19h. “Faz-se necessário um olhar mais aguçado sobre os problemas envolvendo violência doméstica na nossa cidade”, disse.

Ela destacou que seu mandato terá esse tema como foco. A ideia, segundo a vereadora, é unir forças com os poderes legislativo e executivo para conseguir a implantação da delegacia especial da mulher em Santo Antônio de Jesus. Salientou ainda que tem um compromisso com o trabalho voltado para a mulher.

Da Redação.

postado por Bruna Leal em 06/03/2013 09:39h

comente (0)

Mar 06

SAJ: Mães pedem que creche da LBA volte a funcionar

Os fios de rede elétrica da creche Criança Feliz, situada no espaço da LBA, em Santo Antônio de Jesus, foram roubados e por conta disto a creche está sem funcionar normalmente desde dezembro de 2012. A mãe de uma criança, Jailda Silva, esteve na rádio Recôncavo FM para reclamar dessa demora na resolução do problema ocasionado pelo roubo dos fios. Ela e outras mães estão preocupadas, pois quando vão trabalhar não têm com quem deixar os filhos. Jailda informou que houve uma reunião na última sexta-feira, 1, e ficou decidido que com ou sem energia, a creche iria funcionar, mas não foi isso que aconteceu. Na manhã de segunda-feira, as mães foram levar seus filhos e se depararam com a creche fechada. 

Da Redação.

postado por Bruna Leal em 06/03/2013 08:50h

comente (0)

Mar 05

SAJ: Construção abandonada na Urbis II vira ponto de drogas e sexo

Os moradores da Urbis II, especificamente no local chamado “jaqueira”, estão passando por uma situação bastante desconfortável. Durante programa na rádio Recôncavo FM, a moradora Cristiane contou que há uma construção abandonada nesse local que está servindo como ponto de drogas e sexo. A ouvinte disse que já viu casais entrarem lá e saírem consertando as calças. E isto acontece tanto durante o dia quanto à noite.

A situação, segundo ela, já foi informada ao proprietário da construção, mas este não tomou nenhuma providência. Alguns moradores já foram até à Secretaria de Infraestrutura do município, mas ninguém da equipe esteve no local.

Além de tudo isto, Cristiane acrescentou que o espaço abandonado acaba atraindo mosquitos transmissores da dengue.

Da Redação.

postado por Bruna Leal em 05/03/2013 15:28h

comente (1)

Mar 05

SAJ: Polícia Militar registra tentativa de homicídio na noite de ontem, 4

Na noite desta segunda-feira, 4, houve uma tentativa de homicídio na Escadinha, próximo à Feira livre, em Santo Antônio de Jesus. Segundo informações da Polícia Militar, um homem que já teve passagens pela polícia foi alvejado por outro que também é criminoso. Os nomes e demais dados dos envolvidos não foram citados pelo comandante do 14 BPM, Luziel Andrade.

No mesmo dia aconteceu outro fato, só que este envolvendo uma senhora, que ao mexer numa arma que havia dentro de sua casa, acabou sendo atingida na perna por um disparo acidental. O fato aconteceu na zona rural de Santo Antônio de Jesus. De acordo com o coronel, agora esta senhora terá que justificar para a polícia a existência dessa arma em sua casa, já que tanto ela quanto o marido não têm porte de arma.

Da Redação.

Com informações da rádio Recôncavo FM.

postado por Bruna Leal em 05/03/2013 15:03h

comente (0)

Mar 05

Coronel Luziel deseja boa sorte para Dr. Edilson Magalhães

Dr. Edilson Magalhães, que assumiu a quarta coordenadoria de Polícia Civil sediada em Santo Antônio de Jesus por muitos anos, foi transferido para a Delegacia de Nordeste de Amaralina, em Salvador. Em entrevista à rádio Recôncavo FM, o coronel Luziel Andrade, comandante do 14° Batalhão de Polícia Militar, desejou boa sorte a Dr. Edilson e disparou: “qualquer missão que lhe for concedida, com certeza terá êxito”.

Ao coordenador que substituirá Magalhães, Dr. Paulo, Andrade também desejou boa sorte e enfatizou a parceria entre as polícias civil e militar: “que essa parceria venha refletir na sociedade”. Segundo ele, a tendência é de que cada vez mais o Estado aperfeiçoe essa junção entre as policias, para que os serviços de segurança tenham ainda mais qualidade.

Da Redação.

postado por Bruna Leal em 05/03/2013 14:51h

comente (0)

Mar 05

SAJ: Porta de ambulância é fechada com atadura devido à falta de peça

A reportagem da rádio Recôncavo FM entrevistou o coordenador do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Dr. Fernando Gomes, a fim de esclarecer denuncias de que a porta de uma ambulância estaria quebrada e sendo fechada com atadura. Ele explicou que a fechadura da porta havia quebrado e por ser uma peça importada, não se encontra facilmente para comprar. Informou ainda que já foi feito o pedido de compra desta peça que falta para a porta ser consertada.

O SAMU de Santo Antônio de Jesus possui duas ambulâncias e, segundo Gomes, ambas passam por manutenções constantemente. Questionado se a quantidade de veículos supre as necessidades do órgão, já que este comanda 32 municípios, o coordenador disse que é suficiente, visto que muitas cidades da região já possuem suas ambulâncias, a exemplo de Varzedo, Santa Teresinha, Castro Alves e Amargosa.

Da Redação.

postado por Bruna Leal em 05/03/2013 10:42h

comente (0)

Página 1/17
Próximo Próximo













© Copyright 2011 Bahia Mídia Comunicação e Marketing
Política de Privacidade Todos os Direitos Reservados